sexta-feira, julho 06, 2007

Pirâmides





Depois de encontrar um hotel e descansar um pouco, acordamos para conhecer as pirâmides. Um pouco antes o motorista nos levou para conhecer um Papyrus Museum, que apesar de ser uma simles loja de Papyro tentando se passar por algo oficial, o vendedor mostrou como se faz para transformar o caule do papiro naquele papel antigo. Foi bem interessante. Logo após sairmos da loja percebemos que haviam muitas outras por ali com nomes tipo "Egyptian Papyrus Institute", "Egyptian Papyrus Factory", todas com nome em inglês. Bem turístico. Chegando na pirâmides logo nos oferecem uns camelos para chegar até lá. De camelo com um simpático guia entramos no parque deserto que cerca as pirâmides. Depois de passear um pouco, e correr um pouco sobre aquela criatura praticamente extra-terrestre chamada de camelo, que com certeza inspirou George Lucas no seu primeiro Guerra nas Estrelas, finalmente chegamos as enormes Pirâmides de Gizeh.



Papyrus Museum

Guia Gordão comedor de banana-grega-pós-camelo-no-sahara


Meu Camelo ET resmungão


Gustavo, eu, camelos e pirâmides


Pirâmide de Keops (a maior)


Entramos na maior delas por um pequeno túnel num calor fortíssimo. Chegamos até a sala principal onde estava a tumba do Faraó, que apesar de estar vazia, sem qualquer objeto, ou mesmo pintura, pois tudo foi saqueado ou levado aos museus de Londres, Paris ou mesmo Cairo, é muito interessante. Ficar no meio da maior pirâmide do mundo no deserto do Sahara. Algo que levou sabe-se lá quantos anos anos para ser construída, usando a mão-de-obra de milhares de escravos, engenheiros, etc a pedido de um Faraó. Definitivamente um lugar que tem muita história, muita energia, de muitas pessoas.



Esfinge com pirâmides ao fundo


Cadeirão da Esfinge (em restauração)


Depois seguimos para a Esfinge, a guardiã das seis pirâmides de Gizeh, que na verdade me decepcionou um pouco pelo seu pequeno tamanho e mau estado de conservação. Sem nariz, acabada, e meio cadeiruda, sei lá. Tinha outras esfinges mais bonitas no Egito, não tão grandes, mas definitivamente mais bem conservadas. Talvez ela pareça pequena por estar ali perto de pirâmides tão grandes sei lá.

De lá fomos a uma lojinha de essências de perfumes que são vendidas puras no Egito. O que se usa para fazer perfumes, mas concentrado e sem álcool, experimentei tantas essências que sai até tonto do lugar, trouxe algumas das que achei mais cheirosas.



Essências


Voltando para hotel ficou um pouco difícil saber o que fazer sem nosso guia tinha ficado na mala, tentamos ver algum pacote que nos levasse até Luxor com passeio pelo Nilo que sabia que era um dos passeios mais procurados no Egito. Passeando pela cidade acabamos encontrando comida, papyros, e um agência de turismo onde conseguimos um pacote para o Sul do Egito.

No dia seguinte fomos ver outras pirâmides de Sacara, que não são bem conservadas, nem tão grandes, e um templo de Menphis do Ramses II com umas estátuas bem conservadas, entre elas uma esfinge. Depois disso fomos ao museu do Cairo, que é enorme, e meio desorganizado na minha opinião. O museu tem muitas coisas lindas, que poderiam estar montadas de forma mais interessante, separadas melhor por períodos dos reinados egípcios, talvez com restaurações formando ambientes do tempo dos faraós, mais ou menos como o museu de arqueologia mexicano que é incrível (onde inclusive pode se tirar fotos). A impressão que tive é que tem muita coisa lá mas está meio mal aproveitado, com a montagem original de 30 anos atrás e plaquinhas explicativas em papel batido a máquina de escrever, meio tosco. Mas enfim assim é o Egito, de certa forma isso faz parte do que se vai conhecer no pais.



Uma das pirâmides acabada de sacara


Uma das pirâmides acabada de sacara


Deserto fechado para sei lá o que


Cobrinhas


Esfinge comigo ao fundo em Menphis


Ramses II


windows vista


Museu do cairo


A noite pegamos um trem para Aswan no sul do Egito, perto de Luxor.

2 Comments:

  • Realmente esse camelo arrotando eh muito estranho.

    Rafa

    By Anonymous Anônimo, at 6/7/07 14:30  

  • muito dez este passeio , deve ser o maximo conhecer o egito.

    By Anonymous Anônimo, at 29/6/08 19:16  

Postar um comentário

<< Home