terça-feira, novembro 01, 2005

Patzcuro en Tiempos de Muertos


Eu e a Rafa prestes a desfrutar de uma atentica
Guacamole na terra do abacate, com a sorte de
estar a poucos metros de um deposito de cervejas


Agora estamos em Patzcuaro, a cidade está bombando de gente, principalmente mexicanos mesmo, que vem visitar a familia ou participar dessa festa típica do dia dos mortos na regiao onde ela é celebrada de modo mais tradicional, apesar de haver muitos gringos que também vem pela festa.

Mesmo estando tudo muito cheio aqui, o clima é bem mais tranquilo do que na cidade do Mexico. O próprio povo da cidade é mais receptivo, mais falante ... sem aquele clima terrível de megalópole, onde ninguém da a mínima p/ outras pessoas. Como acontece em Sao Paulo, que é muito parecida com acidade do México. Posso ate fazer um pequeno compartivo: No metro lá também tem vários vendedores... só q eles sao bem mais high tech que os paulistas, vendem CDs com música ou clips q vao demonstrando uma telinha de LCD durante a viagem de uma estacao 'a outra. O metro conecta praticamente toda a cidade do México, mesmo assim tem bastante transito na hora do rush ... e poluicao tb. O tempo da cidade lembra o de Sao Paulo, porém mais intenso. Tudo muda a toda hora. Se vc olhou pela janela, viu um solzinho atravessando a fumaca ... pode ser q ao chegar no térreo esteja chovendo forte. Fora a mudanca do frio para calor durante o mesmo dia. Bem parecido com o que acontece em SP.

Artesanato tipico da epoca de mortos (as Catrinas)


(Agora voltando para onde estamos) Aqui em Patzcuaro tem feiras de artesanato, com móveis, objetos típicos, e muitas caveiras, máscaras, velas, muuitas flores, comida ... o q acaba fornecendo 'a cidade exotico odor, até agradável. Aliás, aqui tem muitas coisas exóticas ... inclusive estou preparando com a Rafa uma colecao de fotos que serao exibidas aqui (no patinho) no final da viagem: "México, Mondo Bizarro" ... talvez mude o nome, mas já temos algumas boas fotos.

Novamente o cybercafe me pegou de surpresa e vou ficar devendo as fotos para entrada por enquanto. Mas pago minha dívida assim q puder.

cemiterio nas redondesas de Patzcuaro,
onde a tradiçao do dia dos mortos e levada a serio ...
essa gente vara a noite nas tumbas dos familiares e amigos

1 Comments:

  • Compre velas e badulaques típicos para ornamentar a cave.
    Conto com seu bom gosto, muchacho.

    ...e pega leve na guacamole!

    By Anonymous Anônimo, at 8/11/05 10:27  

Postar um comentário

<< Home